terça-feira, 16 de setembro de 2008

Desenredo



(...)A música Desenredo(...)foi inspirada em Desenredo - conto integrante de Tutaméia - Terceiras Estórias de João Guimarães Rosa.(...)O conto acima citado que narra uma historia de amor incondicional, acho que o amor que todo mundo gostaria de ter para si, o amor que aceita,redime e restaura. É a historia do amor de Jó Joaquim.(...)
"Jó Joaquim (...) era quieto, respeitado, bom ,como o cheiro de cerveja. Jó apaixona por uma mulher casada e notoriamente infiel, antes bonita, olhos de viva mosca, morena mel e pão. Aliás, casada. Sorriram-se, viram-se. Era infinitamente maio e Jó joaquim pegou o amor. Enfim, entenderam-se. Voando o mais em ímpeto de nau tangida a vela e vento."
João Guimarães Rosa

Fonte: http://nanamada.blogspot.com/2007/08/desenredo.html


DESENREDO
Musica de Dori Caymmi e Paulo César Pinheiro

Por toda terra que passo
Me espanta tudo o que vejo
A morte tece seu fio
De vida feita ao avesso

O olhar que prende anda solto
O olhar que solta anda preso
Mas quando eu chego
Eu me enredo
Nas tranças do teu desejo

O mundo todo marcado
A ferro, fogo e desprezo
A vida é o fio do tempo
A morte é o fim do novelo

O olhar que assusta
Anda morto
O olhar que avisa
Anda aceso

Mas quando eu chego
Eu me perco
Nas tramas do teu segredo

Ê, Minas
Ê, Minas
É hora de partir
Eu vou
Vou-me embora pra bem longe

A cera da vela queimando
O homem fazendo o seu preço
A morte que a vida anda armando
A vida que a morte anda tendo

O olhar mais fraco anda afoito
O olhar mais forte, indefeso
Mas quando eu chego
Eu me enrosco
Nas cordas do teu cabelo

Ê, Minas
Ê, Minas
É hora de partir
Eu vou
Vou-me embora pra bem longe

Fonte: http://nanamada.blogspot.com/2007/08/desenredo.html

Um comentário:

Unknown disse...

Meu nome é Felipe Martinez. Nos Estados Unidos, eu faço o que você faz no Brasil: amissingbook.com
Eu não sei Português, mas eu posso lê-lo. Por favor, escreva para mim se você estiver interessado em correspondência sobre a obra de João Guimarães Rosa. amissingbook@gmail.com